As 12 causas de lentidão do PC
Como eliminar os culpados habituais pela baixa velocidade
Muitos de nós já observamos que quanto mais usamos nossos computadores, mais lentos ficam. Na verdade, o problema é tão comum que a gente assume ser inevitável, parte do “envelhecimento natural” dos PCs.
Mas a realidade é que seu computador não fica mais lento devido ao envelhecimento de seus componentes. Ao contrário, as causas básicas da degradação de desempenho quase sempre estão ligadas a um conjunto de problemas comuns que pode ser facilmente corrigido com as ferramentas certas.
O que causa a queda de desempenho?
Após longas pesquisas e testes, a iolo Labs catalogou doze fontes primárias de degradação progressiva de desempenho de PCs com Windows — os problemas que mais baixam a velocidade do computador e diminuem sua capacidade de resposta.
Alguns problemas básicos são velhos conhecidos dos técnicos e têm sido resolvidos com ferramentas de versões anteriores do System Mechanic. No entanto, outros são mais sutis e só recentemente apareceram em consequência de alterações complexas na maneira como funcionam e interagem os modernos programas e sistemas operacionais.
Focando nestas áreas críticas e usando as opções oferecidas neste artigo pelo System Mechanic, você pode reverter o processo de envelhecimento digital e perceber uma melhora sensível no desempenho e na confiabilidade do PC. Com essa manutenção regular, seu sistema e programas podem se manter tão rápidos e ágeis quanto no primeiro dia em que os usou.
1. Desalinhamento de programas
Os sintomas: os programas levam mais tempo para abrir e, uma vez abertos, respondem mais lentamente. Com vários aplicativos em execução, há travamentos ou falhas.
O problema: ao longo do tempo, muitos arquivos interdependentes que compõem um programa tendem a se dispersar e ficam espalhados por todo o disco rígido. Este desalinhamento não afeta só a velocidade de execução dos programas, mas provoca também movimentação excessiva do disco rígido, o que leva a desgaste desnecessário do seu hardware.
A correção: o Programa Accelerator™ utiliza uma tecnologia de calibragem (patente requerida) que determina quais arquivos de programas estão desalinhados e devem ser agrupados para permitir o acesso mais rápido possível. Uma vez que os arquivos dependentes do aplicativo estão realinhados, o resultado é inicialização mais eficiente e desempenho mais ágil para todos seus programas.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > Program Accelerator.
2. Declínio da memória RAM disponível
Os sintomas: seu PC fica progressivamente mais lento ao longo do dia, mesmo depois de reiniciar. Um ou mais dos maiores programas travam. Você vê regularmente mensagens de erro de falta de memória.
O problema: quando a memória está baixa, tudo no seu PC pode sofrer. Os dois problemas críticos que reduzem a memória RAM disponível são (1) a memória fragmentada, o que ocorre simplesmente com o uso regular — quando abrimos, usamos e fechamos programas –, e (2) vazamentos de memória, que ocorrem quando um programa não libera a memória depois que o programa é fechado.
A correção: o Memory Mechanic® recupera a memória e resolve os dois problemas de corrupção: permite que o Windows junte a memória em ordem natural e contígua e libera a memória presa por vazamentos.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > Memory Mechanic.
3. Engarrafamento na Inicialização do Windows
Os sintomas: seu PC demora mais para inicializar que antes, de 5 a 10 minutos (ou mais) em casos graves. Ao inicializar ou reinicializar o computador você pode ver avisos enigmáticos ou mensagens de erro.
O problema: muitos aplicativos e serviços foram definidos para iniciar automaticamente sempre que o PC é inicializado. Alguns desses programas são necessários e devem estar no processo de inicialização, mas muitos são supérfluos e criam gargalos de recursos que aumentam o tempo que o PC leva para inicializar.
A correção: o Startup Optimizer™ utiliza classificações de programas baseadas em pesquisas da iolo Labs para detectar automaticamente os itens de inicialização desnecessários (bem como potencialmente perigosos). Seus programas importantes são carregados, mas os desnecessários são desligados e impedidos de obstruir o processo de inicialização do Windows.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > Startup Optimizer.
4. Programas redundantes ou desnecessários
Os sintomas: a capacidade de resposta e a velocidade do PC vão diminuindo ao longo do tempo, particularmente quando há mais de um programa em execução.
O problema: como regra geral, quanto mais programas você instalar, mais trabalho terá o PC — e instalar vários programas que executam as mesmas funções aumenta desnecessariamente esta carga. Mas com certos programas redundantes o problema vai além de espaço de armazenamento desperdiçado e de mais carga de processamento: para esses aplicativos, ter vários instalados é altamente prejudicial por sobrecarregar o funcionamento em segundo plano e levar a conflitos de sistema que tornam tudo muito lento.
A correção: o CRUDD Remover™ detecta e exibe os programas redundantes que podem afetar o desempenho e a estabilidade do PC. Com isso, você pode decidir quais programas deseja manter ou remover. Removendo programas redundantes, você elimina processamento desnecessário, libera espaço em disco e remove conflitos de programa.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > CRUDD Remover.
5. Configurações de internet incompatíveis
Os sintomas: sua conexão com a internet começou a ficar lenta ou sempre foi mais lenta que o esperado, mesmo com uma conexão de alta velocidade. Vídeos e outros conteúdos em streaming engasgam ao serem exibidos. Jogos on-line falham aleatoriamente.
O problema: as definições de configuração do Windows relacionadas a conexões de rede e internet têm influência significativa na velocidade da web. Os PCs vêm de fábrica com configurações pré-definidas, mas elas não são necessariamente as melhores para o tipo de conexão que você usa. Além disso, vários programas podem fazer ajustes nessas configurações sem que você saiba.
A correção: o NetBooster® personaliza automaticamente seu computador para se compatibilizar com sua conexão à internet. Ao ajustar as configurações que afetam as velocidades de conexão de rede e internet, o NetBooster possibilita que mais dados possam ser transferidos.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > NetBooster.
6. Desorganização e erros de registro
Os sintomas: você enfrenta problemas de instabilidade que podem variar desde irritantes travamentos que consomem tempo até a parada completa do computador. Há mensagens estranhas de erro ao imprimir, abrir programas, ligar ou desligar dispositivos externos ou reiniciar o PC.
O problema: o registro, um banco de dados que armazena configurações básicas usadas pelo sistema operacional Windows, é um dos componentes mais importantes do seu computador. Quando ele fica corrompido com referências inválidas e obsoletas, como costuma ocorrer com o uso regular do PC, a condição geral do computador despenca: velocidade e estabilidade são impactados negativamente.
A correção: o Registry Tuner™ corrige o registro removendo todas as referências inválidas e obsoletas. O processo de limpeza e reparo também detecta e remove arquivos perigosos que podem estar sendo executados sem seu conhecimento.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Reparar problemas > Registry Tuner.
7. Inchaço do registro
Os sintomas: A velocidade geral do PC e sua capacidade de resposta vão ficando mais lentas com o tempo, principalmente ao ligar ou desligar o computador.
O problema: Após sua limpeza, chaves antigas do registro são excluídas, mas ele não fica menor. Pelo contrário, as entradas antigas deixam buracos e o registro incha. Fica desnecessariamente grande e fragmentado. Como o registro é carregado na memória RAM durante a inicialização, o inchaço também consome memória vital do sistema.
A correção: o Registry Compactor™ desfragmenta e compacta o registro para eliminar o inchaço e o espaço não utilizado. Como o processo permite que o sistema operacional acesse os valores do registro mais rapidamente, a aceleração resultante acelera e melhora a eficiência do PC. Além de liberar memória.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > Registry Compactor.
8. Arquivos fragmentados no disco rígido
Os sintomas: a velocidade geral do PC e sua capacidade de resposta vão ficando mais lentas com o tempo. Arquivos e programas levam mais tempo para abrir.
O problema: à medida que você cria e exclui arquivos, seu computador não pode mais armazenar um arquivo como um todo e é obrigado a dividi-lo, armazenando as partes em diferentes locais do disco rígido. Ao longo do tempo, esses dados fragmentados se avolumam e os recursos do PC ficam sobrecarregados: juntar os pedaços dispersos leva mais tempo e aumenta o desgaste físico nas partes mecânicas do disco.
A correção: o DriveAccelerator™ desfragmenta o disco rígido e reorganiza os dados dispersos, o que não só aumenta a velocidade de acesso de arquivos como também prolonga a vida útil da unidade. Além disso, o DriveAccelerator trabalha em conjunto com o Program Accelerator para manter a integridade da unidade durante o processo de realinhamento.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > DriveAccelerator.
9. Desordem por arquivos de lixo acumulados
Os sintomas: você sente lentidão na resposta, especialmente durante operações pesadas como vídeo streaming e jogos. O espaço disponível em disco diminuiu visivelmente.
O problema: com o uso regular, os arquivos de lixo se acumulam rapidamente no PC: entulhos desnecessários podem vir da navegação na internet, de programas que não limpam depois da execução, reinícios inesperados do computador e várias outras causas. Embora a origem da desordem varie, o resultado é o mesmo: gigabytes de espaço em disco desperdiçados e uma carga desnecessária de processamento do PC.
A correção: o PC Cleanup, uma das cinco ferramentas PowerTools™ integradas ao System Mechanic, analisa o nível de desordem do computador e efetua uma limpeza profunda, removendo com segurança todos os arquivos temporários e inúteis que se acumularam.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas tudo-em-um> PC Cleanup.
10. Arquivos do núcleo do sistema operacional fragmentados
Os sintomas: lentidão na inicialização do sistema, reativações e retomadas. Desempenho fraco dos programas em primeiro plano, engasgadas de multimídia, congelamentos e interrupções.
O problema: importantes arquivos de sistema, vitais para funções básicas do Windows, estão fragmentados e dispersos, mas não podem ser desfragmentados com ferramentas tradicionais.
A correção: o Drive Accelerator™ tem ferramentas para desfragmentar e estabilizar os arquivos críticos do sistema antes que o Windows seja iniciado (o único momento em que podem ser otimizados). Manter o sistema de arquivos otimizado pode evitar a sobrecarga desnecessária e melhorar significativamente o desempenho do PC de alto a baixo.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > DriveAccelerator > Configurar desfragmentação de tempo de inicialização
11. Células de memória de unidades de estado sólido (SSD) congestionadas
Os sintomas: o desempenho de armazenamento de arquivos SSD degrada-se aos poucos ao longo do tempo a níveis significativamente inferiores ao original.
O problema: à medida que os arquivos são gravados e excluídos de SSDs, as células de memória física onde estão guardados os dados vão ficando progressivamente em estados mistos, exigindo preparação incômoda e sobrecarga computacional desnecessária antes que mais dados possam ser gravados.
A correção: o SSD Accelerator™ simplifica, otimiza e prolonga a vida dos modernos drives de estado sólido, fazendo-os ler e gravar dados com desempenho máximo. O SSD Accelerator limpa e prepara automaticamente o espaço de memória disponível em SSDs depois que os dados são apagados, de modo que arquivos possam ser gravados sem o demorado “condicionamento” preliminar. O SSD Accelerator foi também projetado para funcionar perfeitamente com outras ferramentas de otimização de drives do System Mechanic e para manter os SSDs em condição ideal automaticamente, usando a tecnologia patenteada ActiveCare®.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > SSD Accelerator
12. Drivers de hardware obsoletos
Os sintomas: travamentos com tela azul, congelamentos de sistema, mau funcionamento de dispositivos de hardware.
O problema: drivers de dispositivos são pequenos programas que atuam como tradutores entre o sistema operacional Windows e seus componentes de hardware, como impressoras, câmeras ou scanners. À medida que o Windows é atualizado e seu ambiente de software muda, os drivers podem ficar obsoletos e representar riscos ao desempenho e estabilidade do sistema como um todo.
A correção: o Designated Drivers™ encontra e instala automaticamente as atualizações essenciais de drivers certificadas pela Microsoft e necessárias para manter seu PC e periféricos rodando rapidamente e de forma estável. Também acaba com as incertezas de procurar downloads on-line do fabricante, processos de atualização complexos e corrupção acidental devido à instalação de drivers incorretos.
Vá para Caixa de ferramentas > Ferramentas individuais > Aumentar desempenho > Designated Drivers.