Questões de desempenho do PC
Frequentemente se discutem os perigos de vírus de computador, mas você pode não estar ciente de outros perigos e problemas de desempenho que podem comprometer sua privacidade, danificar seus arquivos e provocar um frustrante tempo de inatividade. Felizmente, a implementação de algumas estratégias simples pode não só proteger seu computador e manter seus dados seguros, mas também fazer seu computador funcionar mais rápido e de forma mais eficiente.
Este documento:
- Analisa os riscos de um computador com desordem excessiva, queda de velocidade e desempenho, bem como configurações corrompidas.
- Sugere correções e medidas preventivas para proteger o computador e melhorar sua velocidade, estabilidade e eficiência.
- Fornece definições de termos essenciais de computador.
Índice:
Questões de desordem
Problemas de velocidade
Questões de segurança
Problemas de adequação
Questões de desordem
Riscos apresentados por arquivos desnecessários
Toda vez que você trabalha em seu computador ou navega na internet, cookies, arquivos temporários e de cache são gravados no disco rígido. A maior parte deles é formada por arquivos que você nunca usará e não precisa salvar. Mas formações desnecessárias ocorrem a partir de arquivos apagados, avolumando-se na Lixeira. Todos esses detritos tumultuam o computador e sobrecarregam seus recursos.
Riscos
- Redução no processamento. Arquivos desnecessários consomem memória e ocupam espaço no disco. Em vez de se concentrar em processar os serviços que você realmente precisa, o computador usa recursos para processar itens inúteis.
- Quedas e travamentos recorrentes. O excesso de arquivos desnecessários aumenta a fragmentação do disco, sobrecarregando o disco rígido. Com excesso de detritos, o Windows pode se comportar de maneira incomum, falhando ou mesmo travando.
- Privacidade ameaçada. Qualquer pessoa que tenha acesso a seu computador pode ver os sites que você visitou e facilmente abrir arquivos apagados.
Soluções
- Apagar arquivos temporários. Só deletar os arquivos do cache do navegador ou pastas temporárias não apaga completamente seus rastros. A maioria dos consultores de segurança recomenda o uso de software que possa limpar completamente os cookies, os arquivos temporários de internet e os arquivos de cache.
- Esvaziar a lixeira. O Windows armazena itens excluídos na lixeira para fácil recuperação e, à medida que você trabalha no computador, esses arquivos excluídos se acumulam rapidamente. Esvazie periodicamente a lixeira para recuperar espaço no disco rígido. Obs.: Itens deixados na lixeira também representam risco à privacidade, já que podem ser facilmente recuperados. Se a confidencialidade for fundamental, não só esvazie a Lixeira – use também um programa de limpeza que apague os dados fisicamente.
- Remover arquivos e programas desnecessários. Examine de vez em quando os dados que salvou e os programas instalados. Apague documentos e arquivos que não quer mais e desinstale programas que não usa. Pense em salvar os arquivos usados raramente em CD ou outra mídia removível.
Problemas de velocidade
Riscos apresentados por queda de velocidade e desempenho
Várias ineficiências podem reduzir a velocidade de processamento, incluindo discos rígidos fragmentados, memória do sistema dispersa, entradas de registro espalhadas e programas desnecessários na inicialização do Windows.
Riscos
- Tempo de inicialização lento. Vários programas e serviços estão programados para abrir sempre que o Windows é carregado. Alguns desses programas, como proteção antivírus, são desejáveis, mas muitos são inúteis e retardam desnecessariamente o tempo de inicialização do computador.
- Redução no processamento. Quando os discos rígidos e a memória se fragmentam, o desempenho do computador diminui significativamente. Os arquivos demoram mais para abrir e os programas levam mais tempo para iniciar.
- Danos a sistema e arquivos. Arquivos altamente fragmentados são mais propensos a se corromper. Um disco rígido muito fragmentado exige mais das cabeças de leitura. Em casos graves, pode levar a uma falha da cabeça, ocasionando perda de dados.
- Exposição a infecções. Cavalos de troia (software malicioso) também podem retardar a inicialização. Cavalos de troia são normalmente projetados para ser carregados ao iniciar o computador.
Soluções
- Desfragmente seu disco rígido e a memória do sistema. A desfragmentação do disco rígido reorganiza dados dispersos, o que aumenta a velocidade de acesso de arquivos e também prolonga a vida útil da unidade. A desfragmentação da memória do sistema recupera memória e melhora a eficiência e velocidade do PC.
- Compacte o registro. A compactação do registro reorganiza as entradas, o que maximiza o espaço livre e melhora a eficiência e a velocidade de processamento de registro.
- Remova serviços desnecessários da inicialização. Elimine itens de inicialização desnecessários. A remoção desses inibidores de desempenho aumentará a velocidade do PC, especialmente o tempo de inicialização, e eliminará programas potencialmente perigosos.
Questões de segurança
Riscos apresentados por software malicioso
Vírus de computador, hackers e outros perigos da internet continuam a representar um risco elevado. Vários dos programas maliciosos (vírus, vermes, cavalos de troia etc.) foram projetados para danificar computadores ou obter informações confidenciais. Essas infecções podem causar estragos, provocando danos permanentes no computador, destruindo dados e permitindo roubo de identidade.
Riscos
- Redução no processamento. As infecções podem paralisar um sistema e interromper o processamento. Os vírus podem fazer alterações perigosas no registro, causando lentidão e falhas.
- Arquivos perdidos. Seus arquivos – fotos e músicas preciosas, importantes registros financeiros – podem ser destruídos se seu computador estiver infectado.
- Danos ao sistema e arquivos. Vírus são projetados para alterar o funcionamento de um computador. Além de danificar arquivos, vírus podem prejudicar o registro, o sistema operacional e até o hardware.
- Roubo de dados e de identidade. Cavalos de troia podem permitir roubo de dados salvos no computador, incluindo senhas e informações bancárias e de cartão de crédito, agendas de endereços e outras informações privadas.
- Riscos financeiros. O custo monetário da recuperação de dados perdidos ou de identidade roubada pode ser devastador.
- Propagação de infecções para outros. Sem saber, você pode espalhar infecções virais para amigos, família e colegas de trabalho apenas enviando um e-mail ou largando seu computador sem supervisão. Hackers podem secretamente assumir o controle do seu PC e usá-lo para atacar e infectar outros computadores.
Soluções
- Use firewall. Um firewall é vital para garantir a atividade na internet. O firewall cria uma barreira contra hackers e outros intrusos, mas permite seu acesso à internet. Configure o firewall para que apenas os programas e sites da Web em que você confia tenham autorização para passar.
- Use um software antivírus. Um software antivírus é uma obrigação para qualquer pessoa que usa a internet. Ele bloqueia infecções de computador e detecta e remove as infecções existentes. Verifique se você está atualizando as assinaturas de vírus para proteção contínua.
- Corrija falhas de segurança conhecidas. Muitos programas maliciosos se aproveitam das vulnerabilidades de segurança conhecidas em sistemas operacionais e navegadores. Instale as correções de segurança mais recentes, ou use um programa especializado que corrija automaticamente estas falhas.
- Só baixe programas confiáveis. Só baixe programas de sites confiáveis ou consulte uma fonte de informação confiável. Não instale o software se não tiver certeza sobre ele.
- Faça backup dos arquivos importantes, incluindo o registro. Estabeleça e siga uma agenda de backups regulares de seus dados. O melhor é usar um programa que faça backup de todos os arquivos, incluindo programas e arquivos ocultos do sistema operacional. Backups regulares do registro também são recomendados para proteger as configurações essenciais.
- Apague permanentemente os dados confidenciais excluídos. Um arquivo excluído no Windows não é completamente apagado; mesmo que você não possa vê-lo, alguém usando ferramentas simples pode recuperá-lo e visualizar seu conteúdo. Para dados confidenciais excluídos, use um software de limpeza que apague completamente todos os vestígios dos dados.
Problemas de adequação
Riscos apresentados por configurações corrompidas
Ao longo do tempo e com uso regular, um computador pode degradar-se lentamente e tornar-se instável, com quedas frequentes, mensagens de erro e um monte de outros incômodos inesperados. Alguns defeitos que podem aparecer com o tempo são referências inválidas no registro, atalhos quebrados, spywares ocultos, arquivos de desinstalação obsoletos e erros físicos no disco rígido e em outros dispositivos.
Riscos
- Redução no processamento. Desinstaladores desnecessários e outros dados inválidos no registro sobrecarregam o processamento do Windows. Os spywares consomem memória do sistema e podem retardar ou interromper o processamento na internet e causar desempenho geral fraco.
- Quedas e travamentos recorrentes. Discos rígidos danificados, spywares parasitas, atalhos obsoletos e referências imprecisas no registro causam frequentes falhas e travamentos do computador. Um PC volátil é muito frustrante e pode se tornar praticamente inutilizável.
- Exposição a infecções. Além de sobrecarregar a memória do sistema, spywares são usados para inserir vírus e cavalos de troia. Qualquer programa projetado para ser instalado em computador sem o conhecimento do usuário se constitui em risco potencial de segurança.
- Danos ao sistema e arquivos. Setores danificados em uma unidade podem impedir que arquivos sejam acessados ou salvos, além de causar falhas no sistema. Os spywares muitas vezes têm funções projetadas mal ou negligentemente que podem prejudicar o sistema operacional do computador e causar conflitos com softwares válidos.
Soluções
- Use um software de remoção de spyware. Os spywares são criados com técnicas secretas que tornam difícil sua identificação. A abordagem mais segura é usar um software que procure e elimine o spyware. Obs.: Faça uma pesquisa ao lidar com fornecedores desconhecidos. Alguns removedores de spyware, anunciados como “grátis”, na verdade são eles mesmos spyware, ou contêm cavalos de troia e vírus.
- Corrija os erros do disco rígido. Um disco rígido danificado pode impedir que arquivos sejam salvos ou que se recupere arquivos existentes. Usar um software que corrija erros de disco rígido protege seus dados e melhora a estabilidade do PC.
- Corrija os erros do registro. O registro é vital para que o computador possa rodar corretamente e, se estiver corrompido, pode causar degradação do desempenho. A maioria dos consultores técnicos recomenda o uso de um software especializado para fazer alterações no registro, ao invés de fazer alterações manuais.
- Cuidado com os chamados programas “gratuitos”. Programas gratuitos, como softwares de compartilhamento de arquivos, protetores de tela e jogos, vêm geralmente com spyware. A presença do spyware está muitas vezes oculta nas letras miúdas de um contrato de licença. Tenha certeza de ter entendido o que compõe o pacote de um programa antes de baixá-lo.