iolo Labs – desempenho superior pela pesquisa
Fundada em 2001 como braço de pesquisa independente da iolo technologies, a iolo Labs tem como objetivo entender problemas de desempenho e estabilidade de computadores pessoais através de estudo científico. A base de conhecimento resultante é aproveitada de várias formas, representando a espinha dorsal de um fluxo de dados usado para evoluir e melhorar a eficácia da linha de produtos da iolo technologies, bem como fornecer fundamentos para publicação de trabalhos científicos, destinados a ajudar o público a melhor entender a otimização do computador.
Advento da iolo Labs
1980-2001: a era dos utilitários estáticos
À medida que computadores pessoais passaram a entrar nos lares, na década de 1970, as pessoas começaram a notar que o desempenho do PC declinava ao longo do tempo. Rapidamente, os usuários começaram a procurar meios de reverter os efeitos do envelhecimento e uso do PC, resgatando o desempenho inicial. Na década de 1980, o Norton Utilities se tornou famoso ao combater essa degradação e, mais tarde, uma série de ferramentas semelhantes entrou no mercado.
Esses “utilitários” de primeira geração, como eram chamados, conseguiam executar bem seu serviço porque o setor de computação evoluía a ritmo relativamente lento. Computadores vinham com um sistema operacional e um conjunto estável de aplicativos, e assim se mantiveram por anos. Os primeiros utilitários podiam certamente presumir que todos os computadores eram bastante parecidos (e permaneceriam assim por bastante tempo), de modo que uma só abordagem simples para correção e otimização podia ser empregada com segurança. Naquela época não havia internet pública, redes só eram usadas em grandes organizações comerciais e governamentais, o compartilhamento de arquivos era feito através de disquetes e os produtos de software eram atualizados pela compra de uma nova cópia física em uma loja de informática.
Mas com a propagação da internet em meados da década de 90, os sistemas foram interligados em uma rede de comunicação global e o setor de tecnologia passou por uma série de rápidas evoluções. Os fabricantes de computador aumentavam sua produção para atender a demanda crescente, as empresas de software abraçavam a internet como forma de manter os usuários atualizados com novas versões e correções de produtos e novas bibliotecas de software on-line forneciam uma variedade praticamente ilimitada de novos programas que as pessoas podiam experimentar comodamente em casa ou no escritório.
A nova geração: ferramentas orientadas a dados
Esse novo ambiente de computação em ritmo acelerado mudava constantemente e os utilitários de primeira geração, que pressupunham uniformidade, ficaram rapidamente obsoletos. Além disso, com a explosão do número de produtos de software disponíveis por via eletrônica, a instalação e desinstalação constante que se seguiram levou o desempenho do PC, que antes só se degradava após anos, a sofrer impacto negativo em questão de dias ou semanas.
Em 1998, a iolo technologies foi fundada para projetar um software que corrigisse e acelerasse computadores. Desde seu início, a iolo sabia que a antiga abordagem de “utilitário” teria de evoluir num software que pudesse se adaptar melhor às mudanças cada vez mais rápidas no panorama da computação. Observando a capacidade dos softwares de segurança de distribuir atualizações de antivírus imediatas em resposta a novas ameaças, a iolo começou a pesquisar um método semelhante para fornecer atualizações regulares de software de ajuste. Assim como as atualizações de definição de vírus orientam os antivírus a proteger contra as mais recentes ameaças à segurança, a iolo passou a atualizar continuamente os produtos de ajuste com as técnicas mais recentes de desempenho, compatibilidade, otimização e correção. Dessa forma, os consumidores podiam se proteger continuamente contra ameaças ao desempenho do PC.
Tune-up Definitions™
Para pesquisar as causas e desenvolver soluções para os problemas de lentidão, travamentos e congelamentos, os engenheiros da iolo começaram a recolher informações essenciais sobre o desempenho do PC. As tendências da saúde do sistema de milhões de computadores foram analisadas durante um estudo inicial de dois anos, com ênfase no rastreamento e na identificação de padrões de comportamento que causavam efeitos negativos sobre a velocidade e estabilidade. Esse grande conjunto de indicadores gerou a primeira base de conhecimento da iolo Labs, que foi incorporada ao System Mechanic®, o produto de ajuste da iolo, disponível em 2001.
A inclusão da pesquisa de ponta ao vivo aumentou radicalmente a capacidade do System Mechanic de se adaptar à evolução dos computadores dos clientes – agora os novos tipos de problemas tinham as mais recentes soluções. Por exemplo, se fosse descoberta uma nova forma de obter mais desempenho do sistema ou encontrado um método para resolver um erro comum de sistema, a iolo poderia levar as novas “Tune-up Definitions” para os clientes e o produto absorveria imediatamente as novas otimizações e correções.
Com esta base de conhecimento científico, o System Mechanic podia reagir em tempo real sobre como vários aplicativos, configurações e serviços afetavam a memória, o uso de CPU, o tempo de inicialização do sistema e dos programas, e o processamento de registro e do Windows – as principais funções do computador que impactam a saúde geral e desempenho do PC.
A iolo Labs hoje
Agora em seu 15º ano de operação, a iolo Labs passou de um experimento para melhorar o ajuste de software a um braço de pesquisa totalmente independente da empresa. A iolo Labs continua a se concentrar na compreensão dos fatores que fazem os PCs se degradarem e a desenvolver métodos eficazes para reverter essa deterioração. Os resultados desses esforços diários de pesquisa constroem o fluxo contínuo das Tune-up Definitions. Hoje, o System Mechanic é alimentado com quase 20 mil definições independentes que a base de conhecimento da iolo Labs distribui diretamente em seis idiomas para mais de 33 milhões de desktops em todo o mundo.
Como parte dos seus estudos, a iolo Labs também entabulou uma série de iniciativas para compartilhar seus resultados científicos com o público. Entre suas atividades está a publicação de:
- Relatórios que permitem se informar sobre a natureza da lentidão, gargalos e deterioração do desempenho do computador.
- Artigos que ajudam o usuário a se manter atualizado sobre os desenvolvimentos em curso e os avanços na otimização e manutenção do sistema.